5 de set. de 2010

Depressão



Depressão é uma palavra frequentemente usada para descrever nossos sentimentos. Todos se sentem "para baixo" de vez em quando, ou de alto astral às vezes e tais sentimentos são normais. A depressão, enquanto evento psiquiátrico é algo bastante diferente: é uma doença como outra qualquer que exige tratamento. Muitas pessoas pensam estar ajudando um amigo deprimido ao incentivarem ou mesmo cobrarem tentativas de reagir, distrair-se, de se divertir para superar os sentimentos negativos. Os amigos que agem dessa forma fazem mais mal do que bem, são incompreensivos e talvez até egoístas. O amigo que realmente quer ajudar procura ouvir quem se sente deprimido e no máximo aconselhar ou procurar um profissional quando percebe que o amigo deprimido não está só triste.


Os sintomas da depressão são muito variados:

Perda de energia ou interesse
Humor deprimido
Dificuldade de concentração
Alterações do apetite e do sono
Lentificação das atividades físicas e mentais
Sentimento de pesar ou fracasso

Os sintomas corporais mais comuns são sensação de desconforto no batimento cardíaco, constipação, dores de cabeça, dificuldades digestivas. Períodos de melhoria e piora são comuns, o que cria a falsa impressão de que se está melhorando sozinho quando durante alguns dias o paciente sente-se bem. Geralmente tudo se passa gradualmente, não necessariamente com todos os sintomas simultâneos, aliás, é difícil ver todos os sintomas juntos. Até que se faça o diagnóstico praticamente todas as pessoas possuem explicações para o que está acontecendo com elas, julgando sempre ser um problema passageiro.



Outros sintomas que podem vir associados aos sintomas centrais são:

Pessimismo
Dificuldade de tomar decisões
Dificuldade para começar a fazer suas tarefas
Irritabilidade ou impaciência
Inquietação
Achar que não vale a pena viver; desejo de morrer
Chorar à-toa
Dificuldade para chorar
Sensação de que nunca vai melhorar, desesperança...
Dificuldade de terminar as coisas que começou
Sentimento de pena de si mesmo
Persistência de pensamentos negativos
Queixas frequentes
Sentimentos de culpa injustificáveis
Boca ressecada, constipação, perda de peso e apetite, insônia, perda do desejo sexual.



O difícil galera é perceber que está afundando na lama, as vezes vc só acha que meteu o pé, dá pra tirar... ou se "aquilo" acontecer vai mudar... mas tudo depende de nós mesmos.

Resolvi postar isso pq eu tenho visto que depressão é mais comum do q nós achamos... é como fumar maconha (é mais comum do que vc pensa, a cada 10 amigos que vc tiver 7 deles pelo menos experimentaram, 5 só fumam quando estão em festas, 3 fumam aos finais de semana, 2 fumam quase todo dia e 1 vende pra geral). Hey, eu não to de palhaçada não, só que depressão é coisa séria. Olha bem pros sintomas, não tem ninguém que vc conhece que frequentemente tem pelo menos 3 deles?!

Não iríamos adquirir isso se não fosse pelo fato de sermos cobrados TODOS os dias, por TODOS que nos cercam! Não é só a mídia, nem seus pais, nem os que vc conhece, qualquer um e todos ao mesmo tempo acabam fazendo com que VOCÊ, é, vc mesmo se encha de cobranças que estão somente na sua cabeça. O que tem q ser ou não, isso tudo é só parte do que colocaram na cabeça das pessoas (Cultura) é isso. Alguém um dia disse que deveríamos ser assim, e todos fazem assim, e se vc faz diferente vc é "do contra", louco, esquisito... a vida vai seguindo neste ritmo e um dia, ou todo mundo vai ficar louco ou lembra dos seus 10 amigos?! então...

Vc ta namorando a 5 anos?!? Ta na hora de casar...
Vcs casaram?! Quando vai chegar o filhinho?
Vc terminou a escola? Que faculdade vai cursar?!
Vc se formou na faculdade e vai trabalhar numa farmácia?! coitadinho...
Parabéns pelos seus 25 anos... não é velho demais pra morar com a mãe?!
Mora sozinha? Que legal... trabalha onde?! Ah.. não trabalha?
Seu filho tem 30 anos, não vai te dar um netinho não?!
Você trabalha numa loja? Pq não faz um curso pra conseguir algo melhor?!

AAAHHHHHHHHHHH


O caminho mais fácil é seguir, de forma tranquila, lembrando de que não precisa correr, que todos tem algo podre pra esconder, ninguém é melhor que vc e vc não é melhor que ninguém! Que as pessoas são diferentes não só fisicamente, como pensam completamente diferente e agem diferente... até umas tem mais sorte que outras. Não se culpe, leve a vida... deixa acontecer.
Coloque a culpa em Jesus, ele escolheu esse caminho pra vc seguir mesmo. (rs) Tá não é legal botar a culpa em ninguém, é só viver. O ouvido não é pinico, é esgoto, se vc tivesse uma ideia de parar pra escutar, escutar pra valer o que os outros falam, vc ia ver quanta asneira desnecessária é liberada de algumas bocas...Só falta um filtro, vc deve ter um filtro mto potente pra tudo que é dito no dia dia!!!

É isso que eu desejo a vc que está lendo... ainda mais pq esse texto é longo, então se vc leu até aqui é pq realmente entende o que está escrito.

Bom filtro pra vcs todos!
Vida com positividade, esperança e calma!

É melhor não andar mto com seus amigos...FicaDica rs

2 comentários:

  1. Acho que o termo depressão tá muito banalizado também. Todo mundo que fica triste hoje em dia diz que tá deprimido! Mas num faz nada pra mudar!
    Enquanto isso é um problema realmente sério...
    :S
    Bjuuus =****

    ResponderExcluir
  2. Eu que conheço o problema, sei que não é nada fácil. É uma sensação de que nada mais vai andar pra frente que dura meses... mas só podemos esperar que um dia passe e fazer por onde.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Seu comentário faz TODA a diferença! Ficadica.